Um blog, para postar alguns programas, sites, uteis e menos uteis...

terça-feira, julho 11, 2006

Sony adere à partilha de ficheiros




Mais de 100 longas-metragens da Sony vão ser disponibilizadas pelo Guba, um site especializado na livre partilha de ficheiros (P2P). Este é o primeiro resultado produzido pelo acordo que a Sony e o Guba acabam de assinar. O novo serviço contempla a venda e aluguer de filmes.

Das primeiras 100 “estreias” previstas para o Guba constam títulos como Homem-Aranha 2, Memórias de Uma Gueixa, A Ponte do Rio Kwai, entre outros.

A Sony Pictures prevê lançar 500 filmes por ano no Guba.

Os filmes estreados recentemente vão ser vendidos a 19,99 dólares (cerca de 17 euros), enquanto nos filmes mais antigos, o preço de venda tem como mínimo os 9,99 dólares (cerca de oito euros).

Nos alugueres (duração de 24 horas), o preço mínimo está fixado em 1,99 dólares (cerca de 1,7 euros).

De acordo com os responsáveis da Sony, a entrada no mundo do P2P abre novas oportunidades de negócio, mas só se tornou possível porque o Guba tem vindo a empenhar esforços na defesa dos direitos de autor.

Até à data, o Guba tem feito sucesso com a troca de filmes criados pelos utilizadores do site.

A Sony acredita que o site ainda tem espaço para a distribuição de longas-metragens em paralelo com os conteúdos criados pelos utilizadores.

«Se olharmos para a TV de cabo, verificamos que tanto transmite produtos básicos como produtos Premium (que exigem o pagamento de uma taxa suplementar)», comentou Benjamin Feingold, presidente da Sony Pictures Home Entertainment, à Reuters.